"Pensar e agir em direção à sustentabilidade, é muito mais do que cuidar da Natureza: nós somos a própria Natureza. É olhar para si mesmo com o coração aberto, receber com amor a sua vida e compartilhar com generosidade o seu melhor com todo o mundo. Ser sustentável é viver com amor, é viver nossa espiritualidade, é dar voz à nossa Natureza Divina"
Yumi Hada


APRESENTAÇÃO

 

O projeto do jogo virtual para a sustentabilidade foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e cedido ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região por meio de termo de convênio que objetiva a cooperação técnica entre os dois Tribunais.

O jogo virtual visa estimular uma economia racional e sustentável de recursos naturais e bens públicos, o projeto está alinhado às metas previstas no Plano de Logística Sustentável (2015-2020) e ao Planejamento Estratégico Institucional (2015-2020) deste Tribunal, bem como às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Assim, a fim de promover a participação entre as unidades administrativas e judiciárias do TRT-2, foi elaborado o Jogo Virtual do TRT-2 SUSTENTÁVEL com objetivo de estimular o consumo consciente de recursos naturais e bens públicos entre todos os membros deste Regional.

 

COMO FUNCIONA O JOGO VIRTUAL?

 

Cada unidade do TRT-2 possui uma árvore virtual que, ao longo da campanha, vai se tornando mais frondosa de acordo com os índices de economia obtidos, também transformados em pontuação. Ela poderá ser visualizada na página do site a partir de 6 de junho de 2018, data de lançamento do projeto.

Neste primeiro ano de jogo, os prédios participantes terão como meta economizar água, energia e papel sulfite. Mensalmente a árvore poderá receber folhas e frutos, caso a unidade atinja ou supere as metas de economia descritas abaixo:

  • Água: 1%
  • Energia: 2%
  • Papel: 5%

Ao final da competição, cujo período se estende de junho a outubro de 2018 (com inserção dos últimos dados no sistema em novembro), a unidade com maior número de pontos será a vencedora.

 

PREMIAÇÃO

 

Ao final da Campanha, serão premiadas as duas unidades que atingirem a maior pontuação. Às unidades que alcançarem as três metas de economia de Água, Energia e Papel, será conferido o Selo Verde.

MECÂNICA DO JOGO E APURAÇÃO DE RESULTADOS

 

O TRT-2 SUSTENTÁVEL será desenvolvido de junho a outubro de 2018. Cada unidade participante terá um valor médio de consumo de água, energia e de papel sulfite, o qual servirá como referência. Esse valor será calculado com base no mesmo período de 2017.

Mês a mês, os agentes socioambientais (ou administradores prediais) informarão na plataforma do jogo os dados de consumo dos três itens acima. As unidades que atingirem ou superarem as metas de economia estabelecidas ganharão folhas e frutos em sua árvore virtual e pontos.

As que superarem as metas receberão elementos surpresa em suas páginas.

Metas de economia:

  • Água - 1%
  • Energia - 2%
  • Papel Sulfite - 5%

Confira os detalhes do TRT-2 SUSTENTÁVEL no regulamento.